Dicas
Importante manter a calma, raramente é devido a algum problema grave. Quando acontecer repentinamente, sem que seja devido a alguma lesão, é necessário que: Incline a cabeça da criança para a frente; Se o sangue estiver vindo de apenas uma narina, faça compressão no local que está sangrando; Se o sangue vier das duas narinas, use os dedos como uma pinça para estancar; Após parar de sangrar, coloque uma compressa de água fria ou gelo. Se o sangramento ocorrer por mais de 30 min e com frequência, os pais ou responsáveis devem levar a criança ao pronto-socorro.
Aqueles que apresentam a doença celíaca possuem intolerância a uma substância chamada gliadina, presente na proteína do glúten. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nas crianças, essa intolerância pode aparecer inicialmente como uma irritação ao ingerir algum alimento que contenha a gliadina. Posteriormente, pode surgir diarréia crônica, vômito ou alteração do peso, aumentando ou diminuindo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O tratamento deve ser seguido durante toda a vida, com uma dieta livre de glúten. O(a) pediatra pode encaminhar seu filho(a) a um(a) nutricionista, para ajudá-lo a ter uma vida mais tranquila e longe das reações causadas pela doença. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quanto mais rápido o diagnóstico, melhor você conduzirá o seu filho/filha a uma condição de vida mais saudável.
Brincar o Carnaval com as crianças é uma delícia. Os pais adoram cuidar das fantasias, planejam para onde levarão seus filhos e organizam os lanchinhos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ É sempre importante manter as crianças hidratadas e bem alimentadas, pois gastam muito energia, muito mais rápido que os adultos. Então, é importante que os alimentos que serão consumidos durante o Carnaval sejam escolhidos pensando no bem estar deles. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Primeiro, é necessário que permaneçam hidratados. Água é primordial! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Segundo, prefira levar frutinhas que sejam fáceis de transportar como uva, banana ou maçã. Comida salgada também é bem-vinda. Pode ser uma torta de legumes, pão de queijo, pipoca ou palitinhos de tapioca. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Lembre-se de levar o suficiente para evitar as compras de alimentos não saudáveis que são vendidos pelas ruas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Agora, é só preparar a bolsa com comidinhas deliciosas e muita água para curtir o Carnaval! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Aproveitem!
Nós sabemos que você já está aí aproveitando a folia, mas não esqueça de conferir as fantasias e roupas, como também a maquiagem das crianças. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sempre que for escolher produtos para crianças, procure aqueles aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A maquiagem de adultos pode causar alergias e deve ser evitada. Aquelas crianças que já apresentam algum tipo de alergia, não devem utilizar esses produtos. Atenção também para o uso de brilhos e tintas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para o Carnaval, escolha peças leves, principalmente por causa das altas temperaturas do verão. Para os pequenos, prefira fantasias que não tenham peças fáceis de engolir ou que possam sufocar e que sejam confortáveis. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Agora você já tem todas as dicas! Aproveitem para brincar bastante!
Durante as festividades de Carnaval, em que um grande número de pessoas se aglomeram, cria-se uma tensão nos pais e responsáveis em relação aos cuidados que devem ter com as crianças. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Já que essa festa se aproxima, vamos conversar sobre três assuntos importantes relacionados aos cuidados que devemos ter com os nossos meninos e meninas. Abordaremos a questão de manter a criança segura, como mantê-la bem alimentada e hidratada e os detalhes sobre as fantasias que usarão. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As orientações para ficar com a criançada no meio da multidão são: Colocar uma pulseira de identificação ou até mesmo um crachá, que contenha o nome da criança, dos responsáveis e telefones; Procurar sempre manter a criança diante de seus olhos, segurando-a pela mão. Caso precise se afastar, peça para que outro adulto de sua confiança fique com ela; Combinar um ponto de encontro. Explique que seu filho/filha deve ficar ali
Sabemos do avanço da tecnologia nos últimos tempos. Também conseguimos observar que para as nossas crianças existem benefícios e malefícios. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Como ela, a tecnologia, pode prejudicar nossos meninos e meninas? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Segundo o Manual de Orientação do Departamento de Adolescência, publicado em 2016 pela Sociedade Brasileira de Pediatria, “o uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na Internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades escolares; a dependência ou o uso problemático e interativo das mídias causa problemas mentais, aumento da ansiedade, violência, cyberbullying, transtornos de sono e alimentação, sedentarismo, problemas auditivos por uso de headphones, problemas visuais, problemas posturais e lesões de esforço repetitivo (LER); problemas que envolvem a sexualidade, como maior vulnerabilidade ao grooming e sexting, incluindo pornografia, acesso facilitado às redes de pedofilia e exploração sexual online; compra e uso