Primeiros alimentos ideais para o bebê consumir quando estiver deixando de mamar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) é recomendável o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, sem que haja a introdução de qualquer outro alimento, como sucos, leites ou frutas. Afinal, é comprovado que as crianças que deixam de ser amamentadas nesse período inicial de vida, podem desenvolver doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Passados os seis meses de vida, você pode complementar a alimentação do bebê. Veja, você irá “complementar”, sem deixar de dar o leite materno, com os alimentos: frutas, vegetais e carnes. Somente alimentos saudáveis.

Primeiro introduza alimentos com fontes de ferro como carne vermelha, fígado, vegetais de folhas verde escuro, feijão, inhame e batata doce. Faça também a introdução de alimentos ricos em vitamina c, como laranja, limão, acerola, goiaba e caju.

Esses alimentos devem ser introduzidos aos poucos, de maneira gradual respeitando os limites da criança. Ofereça um alimento por vez, variando as cores, o sabor, as formas e o cheiro.

Entre uma refeição e outra, comece a oferecer água.

Para facilitar ainda mais você pode consultar uma nutricionista infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *